Receita Especial - Cerveja Caseira/Artesanal

Opa, chegou sexta-feira!

Quase todo mundo gosta deste dia, no qual já se comemora a chegada do fim de semana e com ele o tão merecido descanso. Muitas pessoas gostam de buscar diversão, seja com amigos, parentes ou sozinho, alguns correm para baladas, outros para botecos e também há alguns que preferem ficar em casa com um bom filme/seriado ou computador.

Bem, seja qual for a sua forma de relaxar neste fim de semana, não há como negar que muitos optam por beber aquela cervejinha. Então o Meu Lado Químico trouxe para você a fabricação da cerveja, isso mesmo, cerveja!

Vamos lá?!

Ingredientes:

- 35 litros de água mineral
- 6 kg de malte claro e escuro
- 20 g de lúpulo
- 11,5 g de fermento

Preparo:

1) Moagem: Moa todo o malte, utilizando um moedor de cereais ou qualquer equipamento que possa substituir esta função. 
2) Brassagem: Por uma hora, coloque em uma panela os 6 kg de malte junto com 20 litros de água mineral a 65 Cº. (É necessário controlar bem a temperatura, para que a faixa seja entre 65 e 72 Cº. Utilize um termômetro culinário)
3) Filtragem: Com o auxílio de uma peneira, passe o produto da brassagem para uma outra panela e junte com 20 g de lúpulo. Deixe a mistura em evaporação por mais um hora.
4) Decantação e resfriamento: Desligue o fogo e mergulhe a panela em uma bacia com água fria e gelo para diminuir a temperatura bruscamente, e com uma mangueira de extração (ou um funil, use o que estiver ao alcance) retire a parte líquida e a passe para outra panela (fermentador). A parte sólida acumulada na panela serve como insumo para se fazer pães ou massa de pizzas!
5) Fermentação: Complete com água até atingir os 20 litros, e então mantenha a temperatura entre 20 e 30 Cº. Adicione o fermento, feche a panela hermeticamente (recomendo utilizar panelas de pressão ou similares) e deixe fermentar por 15 dias.
6) Engarrafamento: Passe a cerveja para as garrafas de vidro e feche-as com tampas apropriadas. A cerveja ainda passará por um segundo processo de fermentação, então espere por mais 20 dias antes de começar a consumir.

Muitas pessoas podem pensar que fazer a cerveja em casa, é caro e trabalhoso. Mas apesar de utilizarem materiais um tanto complexo de serem achados, o preço não é tão elevado (cerca de R$50,00 para 20 litros). Quanto ao trabalhoso, muitas pessoas descobrem este processo pode ser um adorável hobby, testando diversos maltes, temperaturas e etc. 



Já no olhar químico, este processo segue de várias etapas que são aplicadas à química industrial, principalmente a filtragem, decantação e fermentação. Estes processos podem ser utilizados tanto em indústrias alimentícias ou não. E servem para a separação e fermentação de misturas que necessitem ser separadas ou fermentadas.

Exemplos:

Filtragem - Tratamento de água poluídas
Decantação - Tratamento de efluentes na indústria de carne
Fermentação - Fermentação da soja para a produção de molho shoyu

Bom fica a dica para quem é amante de cerveja, e um pouco de conhecimento geral para quem não gosta dela. Tente fazê-la e poste suas fotos e/ou comente no blog os seus resultados, viva e arrisque, a química é feita de experimentos!

Para mais informações, fiquem atentos às nossas publicações diárias!

Vamos conhecer juntos o meu, o seu, o nosso lado químico!

Comentários

Postagens mais visitadas