Gás mortal no ovo?!

Bom dia povo bonito! Haha



Quarta-feira, meio da semana, muita gente trabalhando e fazendo as suas correrias. Muitos estão em casa também, ou pelo menos voltam para casa para almoçar.

Então hoje vamos falar um pouco da química presente no simples fato de cozinhar um ovo. Quem nunca comeu um ovo cozido?

A química envolvida neste processo de cozimento é relativamente simples, consiste em um processo de troca de calor. Todo o calor que vem da água fervente, atravessa a casca do ovo e chega até o seu interior por essa troca, uma vez que o ovo está mais frio que a água.
No geral, essa troca ocorre até atingir um equilíbrio térmico, ou seja, ocorre até que o objeto e o meio que o envolve atinjam a mesma temperatura.

Acredito que vocês devem estar pensando: ''Ok, mas aonde está o tal gás mortal?''
Bem, o que acontece é que, muita gente já deve ter cozinhado um ovo a ponto de sua gema ficar com uma cor esverdeada, não?! E é exatamente neste esverdeado que se esconde o ''gás mortal''!

(Comparação da gema amarela com a esverdeada)

O ovo faz muito bem para a saúde, disso muita gente sabe. Porém, o que muito não sabem, é que o ovo possui algumas substâncias químicas além das proteínas. E uma delas que está presente na clara do ovo é o enxofre, que combinado ao hidrogênio, forma o Sulfeto de Hidrogênio!

Esté gás é altamente tóxico e letal, pode sufocar e matar em quantidades relativamente pequenas. Mas calma! Você não irá morrer!


(Calma, ovo não mata!)
 

Este é um problema que o próprio ovo soluciona! Quando o sulfeto de hidrogênio começa a ser formado em sua clara, o ferro que está presente na gema do ovo reage para formar o Sulfeto de Ferro, que possui aquela cor esverdeada. E este composto não nos faz mal!

O que podemos fazer para evitar essa formação de sulfeto de hidrogênio?

Primeiramente, alguns já devem ter percebido que há um tempo ''limite'' para se cozinhar o ovo, após este tempo, o ovo começa a ficar esverdeado. E é exatemente isso que nos poupa do temido sulfeto de hidrogênio.

Veja na foto a seguir cada ovo em cada tempo de cozimento:


Analisando essa imagem, podemos dizer que:
4 minutos: permanece cru e não é muito indicado para o consumo.
5 minutos: começa a se solidificar, porém ainda não está adequado.
6 minutos: a gema se solidifica, mas permanece com uma consistência gelatinosa.
7 minutos: o ovo está totalmente cozido e com a gema bem clara.

Logo, podemos dizer que, cozinhar o ovo por 7 minutos em água fervente é o ideal para se obter um ovo bem cozido e com uma gema bem amarela (sem a presença dos sulfetos).

Agora que você já sabe, tente cozinhar por menos tempo se o seu ovo tende a ficar esverdeado. A sua saúde agradece. Pense nisso!

Para compreender o seu lado químico, fique ligado ao blog!

Um abraço a todos e até mais!

Comentários

Postagens mais visitadas