Mini hortas orgânicas - Economia, sustentabilidade e elegância

A população está aumentando, e consequentemente os prédios e condomínios. Há algum tempo atrás, muitas pessoas preferiam viver em casas e não em prédios/condomínios, por toda a liberdade e espaço que uma casa proporciona. Porém, por outro lado, muitos optaram por migrar para os apartamentos que acabam por dar menos liberdade em troca de mais segurança.

Muitas pessoas utilizam o espaço que possuem em casa para terem um belo jardim ou até mesmo uma horta, proporcionando um ambiente bonito e útil. 

Por isso, hoje vamos tentar ajudar as pessoas que não possuem esse espaço em um apartamento. 

Materiais:

- Pequenos vasos, canecas, xícaras, latas, garrafas pets, etc.
- Terra 
- Sementes

Bem, sempre que pensamos em uma horta, acabamos por pensar em algo grande. Porém, não há essa necessidade, podemos criar pequenas hortas que caibam em algum canto da casa.

Vejam estes exemplos:

(Mini hortas em xícaras)

(Mini hortas em pequenos vasos)

(Mini hortas em latas)

(Mini hortas em garrafas pet)

Enfim, há diversas formas de cultivarmos uma pequena horta em um pequeno espaço, e isso lhe ajudará tanto em economizar alguns temperos e saladas, quanto em uma ambientação mais agradável.

Para facilitar ainda mais, o Meu Lado Químico separou uma lista do que plantar pequenos vasilhames:

- Cebolinha
- Alecrim
- Pimenta
- Hortelã
- Salsinha 
- Manjericão
- Orégano
- Coentro 

De fato, há inúmeras opções e aqui estão apenas algumas. Sejam criativos, plantem o que mais gostam principalmente temperos!

Agora, antes de colocar a mão na massa, vamos nos atentar aos cuidados!

1) Local: Sempre escolha locais arejados, que possuem uma ventilação constante e contato com o sol, como janelas e sacadas.

2) Espécies: Apesar de ser possível plantar inúmeras espécies, opte mais por pequenas hortaliças aromáticas e medicinais, pois estas possuem um crescimento constante o que facilitará a ''colheita''.

3) Terra: Utilize terras naturais (aquelas que possuem todos os nutrientes: nitrogênio, fósforo, potássio...). Caso não encontre terras próprias, crie a sua: misture terra comum com esterco seco ou húmus e um pouco de areia.

4) Rega: Mantenha a terra sempre úmida, mas sem encharcar! Esta é a tarefa mais importante, que fará com que a sua horta cresça com saúde.

5) Colheita: Após 20 ou 30 dias já é possível realizar a colheita, porém, com muita cautela! Retire apenas o que for usar no momento que for usar, por ser uma horta orgânica tratada em casa, elas sofrem um pouco mais para se recuperarem. Procure utilizar tesouras bem afiadas, evitando retirar os brotos.

Exemplos de hortas saudáveis:








Bom, após todas essas coisas... Mão na massa!

E lembre-se sempre! Todos nós possuímos o nosso lado químico, por isso, para descobrir mais sobre este lado, fiquem ligados ao Meu Lado Químico!

Boa sorte e até logo!


Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas